terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dados sobre o Projeto

PRONAC – 152239
Nome do Projeto - Concurso “Semente Literária” e Publicação de Livro 
CNPJ/CPF - 098.257.XXX-XX     
Proponente - Marcos José Bubach        
UF - ES
Área Cultural – Humanidades
Segmento – Incentivo a literatura – Concurso literário / Livros de valor Literário
Processo - 01400.016324/2015-12               
Enquadramento - Artigo 18
Valor aprovado do projeto – R$ 119.400,00
Situação - E10 - Autorizada a captação total dos recursos

Conta Captação – Agência 1241-6 / Número 000000635014
Conta Movimento  Agência 1241-6 / Número 000000635022

Contrapartida para a Empresa

Colocaremos a logomarca da empresa incentivadora em todas as nossas mídias de divulgação do concurso:

1 - Site com dados sobre o concurso (premiação, regulamento, ficha de inscrição...)
2 - Blog também carregado de informações relevantes e tópicos culturais
3 - Anúncios em redes sociais
4 - 10.000 panfletos que serão distribuídos principalmente em escolas e faculdades
5 - 100 banners que serão distribuídos em escolas, faculdades e entidades literárias 
6 - Oito anúncios em jornais locais de grande circulação
7 - Três chamadas na TV LOCAL
8 - Emails’s com convites que serão enviados para diversas Academias de letras escolas, e diversas outras instituições
9 - Na capa dos 2.000 livros de nossa antologia que publicaremos com as 200 melhores obras

obs.  E nos comprometemos a fazer uma divulgação mais concisa nas mediações desta empresa que nos apoiará para reforçar o envolvimento cultural, didático e educacional desta perante a comunidade 

Objetivo do Projeto

Desenvolver a prática literária nos jovens e população em geral, principalmente nas escolas e também envolver professores e pedagogos em atividades escolares utilizando o livro antológico fruto desse projeto.

- Facilitar o acesso da população à fruição e à produção dos bens culturais de valor universal.
- Promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos locais, visto que o objeto desta proposta envolverá participantes de escolas e outros participantes em geral.
- Após a publicação do livro os professores de escolas em que divulgaremos esse concurso serão incentivados e fazerem trabalhos escolares envolvendo este livro, que contem obras de alunos da região.
- Descobrir novos talentos e fazer com que muitos outros se descubram amantes da literatura para seja constantemente renovado nosso cenário literário 

Justificativa

A proposta do Concurso Nacional “Semente Literária" e livro antológico advêm da nossa vontade de trabalhar e estimular a cultura literária entre os jovens e nas escolas e também produzir um livro cultural que será distribuído para o maior número possível de escolas de todas as classes sociais para servirem de estimulo para que novas atividades como esta seja desenvolvidas.

Sabemos que a formação estudantil, educacional e cultural de uma pessoa molda sua personalidade e seu caráter para vida toda. É fundamental investir em cultura nas escolas e entre os jovens e adolescentes para envolvermos estes cada vez mais em atividades artísticas.
Assim, acreditamos que podemos estimular a produção de obras literárias mostrando-lhes que é possível ter um retorno, uma recompensa, praticando a arte, pois eles terão seus nomes e obras publicadas em um belo livro e ainda serão premiados com dinheiro ou itens de qualidade.

Entendemos, portanto, que o nosso projeto é relevante para a sociedade em que se insere, pois: 
- Pretende estimular a produção literária em todo nosso território nacional com foco nas escolas, o que promove o acesso à cultura de várias camadas sociais.

- Estimula o intercâmbio entre produções artísticas de alunos de várias regiões do Brasil. - Reforça a importância da leitura e da produção literária como elemento artístico, cognitivo, físico-motor, sócio afetivo e cultural, integrando e estimulando a vida dos cidadãos, de suas famílias, professores e trabalhadores das escolas. - Viabiliza a expressão cultural de diversos estados, bem como a sua difusão em escala nacional, na medida em que o livro será distribuído gratuitamente para escolas de todo o país. Além disso, será realizado um evento de lançamento do livro, onde será realizado um sarau, com música ao vivo e com teatralização e recitação das obras pelos respectivos autores. Tudo isso será filmado e divulgado por meio da internet, inspirando assim ideias semelhantes em todo o país.

Síntese do Projeto

Mediante concurso organizado por Marcos Bubach e sua equipe, as obras literárias (poemas, cordel, trovas, pensamentos, haikais, versos livres...) desenvolvidas pelos concorrentes serão analisadas por uma equipe capacitada do ramo literário que selecionará as 200 melhores obras que farão parte de um livro antológico que será enviado para bibliotecas e escolas de diversos estados. Os melhores colocados serão premiados.

A escolha do tema é livre, para que prevaleça o propósito de cada escritor, no entanto no panfleto explicativo sobre o concurso e regulamento, incentivamos os interessados a escreverem sobre tópicos culturais, turísticos, artísticos, musicais, históricos de seu estado, fazendo assim com que sua cultura seja difundida em todo o país e o conhecimento da cultura local esteja cada vez mais vivo em nossos jovens-cidadãos.

- A divulgação do concurso se dará por meio de site, blog, anúncios em jornais, mídias sócias, convites para entidades literárias, email para já participantes desses concursos...
Nas escolas e faculdades nas proximidades da empresa incentivadora, faremos uma divulgação reforçada com panfletos e banners anunciando o concurso, premiação e regulamento.
- Faremos 2.000 exemplares, com os 200 melhores trabalhos apresentados, do livro que será distribuído gratuitamente para escolas, bibliotecas e centro culturais interessados.
- Teremos premiação para os 10 melhores autores (premiação em dinheiro ou tablet, notebook, troféus, medalhas, certificados... ainda a ser definida)
- Teremos um lançamento do livro com a presença de todos os envolvidos, em um coquetel de confraternização, entrega da premiação, banda local tocando ao vivo e também nesse evento teremos um sarau poético com a participação de um coletivo literário que declamará as obras pelos concorrentes desenvolvidas. 

Olimpíada literária envolvendo alunos da Escola Maria Ortiz

Concurso Literário - Escola Maria Ortiz - 2015

Divulgação do concurso Literário na Escola Maria Oriz.
Nos corredores com banner, nas salas e auditório com folder. Com a ajuda dos professores e das pedagogas.
Tudo para envolvermos o máximo de alunos em nosso evento de promoção da leitura e escrita.
No fim, publicaremos um livro com as melhores obras desenvolvidas pelos alunos e os 5 melhores autores serão premiados.  



Produção Poética na Escola Tancredo Neves

Produção Poética

Trabalho realizado na Escola Tancredo Neves no Bairro Santa Bárbara em Cariacica.

Após a leitura do meu segundo livro publicado "De lírio a Lirismo" os alunos de 5 turmas do Ensino Médio desenvolveram suas próprias obras (rimas curtas, versos, trovas, cordéis, pensamentos, poemas...) 

No final dos trabalhos fizemos um coquetel de confraternização onde tivemos musica ao vivo, sarau com as obras pelos alunos desenvolvidas e concurso para eleger as 5 melhores obras. Tivemos premiação para os melhores alunos escritores.

Trabalho com os alunos da Faculdade Faesa

Conferência com os alunos do CET FAESA, Av Vitória.

Meu primeiro livro, OUTROS DE MIM, foi adotado pela faculdade FAESA como material de apoio ao estudo, língua portuguesa, desde 2012. Mais de 680 alunos já adquiriram um exemplar de minha obra.

"Os trabalhos que são feitos sobre este livro são variados, ora algumas questões sobre o conteúdo caem em prova, também são criadas obras poéticas, pequenos sarau entre os alunos para declamarem suas obras produzidas, os alunos fazem resenhas sobre o livro e também são estudadas as linguagens poéticas utilizadas por Marcos Bubach em seu livro.

Na semana que antecede os trabalhos sobre o livro, Marcos participa de uma conferência com os alunos das turmas envolvidas para conversar sobre a literatura capixaba, sobre suas influências, motivações, responde muitas perguntas dos alunos sobre suas obras e livros e aproveita para falar sobre os editais das leis de incentivo municipal a cultura (Lei João Bananeira, Lei Rubem Braga e lei Chico Prego) o edital estadual (SECULT) e Lei Rouanet, leis essas que beneficiam os artistas iniciais a colocarem seus produtos em circulação. 

No ano de 2016 já temos planos de continuarmos com esse projeto.